Existem grandes chances de você nunca ter ouvido o nome “Chemex”, mas já ter visto a cafeteira que deu origem a esse método de preparo de café.
Isso porque, em algum momento da sua vida, você deve ter passado por uma foto dela no Pinterest ou, caso seja fã de Friends, a sitcom mais assistida do mundo, tenha a visto em um de seus episódios.
Ela carrega um design extremamente sofisticado e marcante, o que acabou por levá-la a fazer parte do acervo do MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Quer saber mais sobre esse método de preparo de café, conhecer sua história e o que o diferencia de outros métodos? Continue conosco e aproveite a leitura até o final!
O que é a Chemex?

A Chemex é uma cafeteira de vidro borossilicato que utiliza um filtro especial, mais grosso do que os comuns.
Seu filtro pode ser feito com um círculo ou quadrado de papel (dependendo do modelo da Chemex), que deve ser dobrado em quatro e encaixado na base. Por causa de sua espessura, ele é capaz de absorver grande quantidade de óleos essenciais e sólidos insolúveis, fazendo com que o café seja incrivelmente limpo e suave. Isso traz grande clareza de sabores ao café.
A Chemex também possui uma espécie de colar de madeira que fica preso por um laço de couro, isolando o calor, o que possibilita que as pessoas sirvam a bebida sem queimar as mãos.
Qual é a história da Chemex?
O cientista alemão Peter Schlumbohm, que viria a ser seu inventor, foi para os Estados Unidos com o objetivo de fugir do governo nazista.
Depois de 5 anos no território americano, em 1941, ele criou a Chemex, uma cafeteira em formato de ampulheta que revolucionou a maneira de extrair os sabores mais puros do café.
Além de ser elegante e agradável visualmente, esse utensílio charmoso conta com a precisão da ciência, o que colaborou para que se consagrasse ao longo dos últimos 84 anos.
Como preparar um café especial na Chemex?
Apesar de não ter segredo, existem alguns detalhes que merecem sua atenção na hora de preparar a bebida na Chemex.
A moagem do café especial deve ser média-grossa, ou seja, um pouco mais grossa do que a utilizada para o Hario V60. Ainda, a água precisa estar entre 90º C e 95º C.
Para aproveitar a principal característica desse método, a clareza de sabores, a Razão recomendada é de 1:16, ou seja de 6 g de café para cada 100 ml de água. Sem dúvidas, utilizar uma balança vai te ajudar nesse processo.
Você também precisa ser paciente e despejar a água em movimentos circulares, permitindo que os compostos orgânicos de gosto e aroma sejam extraídos lentamente.
Se seguir todas essas recomendações, terá um café equilibrado e com notas mais evidentes, sem amargor excessivo.
Para conferir um passo a passo detalhado, veja o vídeo abaixo:
Quais são as características do café preparado na Chemex?
Quando o café especial é preparado na Chemex, as notas sensoriais do grão acabam por ser acentuadas.
Por causa do filtro especial utilizado e do material de vidro da ampulheta, você tem uma bebida pura e sem resíduos, conseguindo fazer uma degustação totalmente focada no aroma, gosto e sabor.
Caso você seja apaixonado por um bom café coado, assim como nós, vai ficar fascinado pelo modo como a Chemex é capaz de valorizar as notas e nuances do grão.
Quais são as diferenças entre a Chemex e outros métodos de preparo de café?
Antes de mais nada, precisamos dizer que acreditamos profundamente que cada método de preparo tem seu perfil sensorial e que a sua escolha deve ser guiada pelo que deseja sentir em uma xícara.
Abaixo, confira as principais diferenças entre a Chemex e outros métodos de preparo de café!
V60
Os dois métodos de preparo utilizam filtros de papel para garantir um café limpo e sem resíduos. No entanto, a principal diferença está na espessura do filtro, uma vez que o da Chemex é bem mais grosso e, por isso mesmo, retém melhor os sólidos insolúveis.
Vale a pena mencionar que o V60 proporciona mais flexibilidade na extração ao permitir alterar a velocidade e o fluxo da água, ajudando a destacar diferentes características da bebida.
Em geral, um café especial feito a partir desse método de preparo apresenta um equilíbrio interessante entre acidez e doçura.
Aeropress
O Aeropress tem uma abordagem curiosa e completamente diferente, visto que usa a pressão para extrair o café.
Através desse método de preparo, você chega a uma bebida mais intensa, com maior destaque para corpo.
Além disso, devido ao tempo de extração ser mais curto, o café não possui um amargor evidente.
French Press
As diferenças entre a French Press e a Chemex também são enormes. O que acontece é que a French Press não utiliza filtro de papel, mas sim um êmbolo metálico que separa o pó do líquido.
Dessa forma, mais óleos do café e sólidos insolúveis permanecem na bebida, criando um perfil encorpado e robusto, assim como uma experiência sensorial intensa e rica.
Quer mergulhar em outros assuntos relacionados ao universo do café? Explore o nosso blog agora mesmo!