Há décadas, os benefícios do café têm chamado a atenção de pesquisadores e estudiosos, rendendo estudos altamente relevantes e pertinentes sobre uma das bebidas mais queridas do mundo.
Se você é do time que ama o bom e velho cafezinho, saiba que conhecer seus impactos positivos para a saúde pode ajudá-lo a incluir a cafeína no dia a dia de uma maneira mais saudável.
Ao longo deste artigo, compartilharemos quais são as principais contribuições que essa bebida tão especial pode trazer para a sua saúde. Continue conosco e aproveite a leitura!
Quais são os maiores benefícios do café para a saúde?

Cada vez mais, surgem novos estudos e descobertas que mostram como o café está associado a uma série de efeitos benéficos para a saúde, principalmente quando se trata do coração e da atuação contra doenças degenerativas.
Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, o consumo moderado é capaz de diminuir o risco de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes tipo 2, certos tipos de câncer e mais.
A seguir, fique por dentro dos principais benefícios do café de acordo com a ciência.
1. Aumento do desempenho físico
Você é o tipo de pessoa que gosta de se exercitar e manter o corpo em movimento? Se a resposta for sim, ficará feliz com esse benefício.
Conforme uma pesquisa publicada no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, o café colabora com o aumento da performance durante a realização de exercícios físicos.
Ainda, a ação do café no sistema nervoso central ajuda na produção de endorfina, tornando a atividade mais prazerosa e a sensação de bem-estar ainda maior.
2. Redução do risco de insuficiência cardíaca
A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard realizou uma pesquisa com 140 mil pessoas com o objetivo de analisar os benefícios do café para o coração.
Os resultados mostraram que até quatro doses diárias de café podem diminuir em 11% as chances de insuficiência cardíaca, uma condição em que o coração não bombeia sangue adequadamente para o resto do corpo.
Aparentemente, isso é possível graças aos polifenóis presentes na bebida, uma vez que eles combatem os radicais livres que modificam o DNA e aumentam o índice de colesterol ruim, responsáveis por problemas cardíacos como o infarto.
3. Redução do estresse
O estresse crônico tende a aumentar a produção de cortisol e alterar os circuitos do hipocampo, uma região importante do cérebro. Isso faz com que o humor e a memória sejam afetados, além de amplificar a possibilidade de depressão.
O ácido clorogênico e a cafeína, dois compostos que estão presentes no café, contribuem com a melhora do humor e para a redução do nível de estresse, bem como ajudam a memória e o raciocínio.
4. Diminuição do risco de câncer
Entre os benefícios do café, está o fato de que ele possui diversos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que garantem a proteção das células contra possíveis danos provocados pelos radicais livres.
Essas propriedades ajudam a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o de fígado, oral, faríngeo, de endométrio, de cólon, de próstata e melanoma.
5. Auxílio ao sistema respiratório
O café é ótimo para o sistema respiratório, visto que possui um efeito broncodilatador e também possibilita a redução da fadiga dos músculos respiratórios.
Dessa forma, pessoas que convivem com a asma, uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, podem se beneficiar do consumo de um cafezinho. É verdadeiramente impressionante como essa bebida atua no corpo humano, não é?
6. Melhora o intestino
As melanoidinas, compostos químicos formados quando açúcar e aminoácidos se combinam durante a torrefação do café, possuem fibra dietética, ajudando a prevenir a constipação e a melhorar a digestão.
Em geral, o café aumenta as contrações do intestino, facilitando a eliminação dos resíduos do organismo.
7. Inibição da dor
Muito provavelmente, você já deve ter visto a cafeína entre os principais componentes de algum analgésico. Pelo fato de conseguir bloquear os receptores de adenosina, ela é capaz de inibir a sensação de dor.
No entanto, caso você queira beber café para aliviar a dor de cabeça, seja cauteloso e consuma uma quantidade pequena, porque a cafeína em excesso pode causar o efeito contrário e piorar os sintomas de enxaqueca e cefaleia.
8. Manutenção do cérebro
Um artigo conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal e Brasil, publicado no periódico científico Proceedings of National Academy Sciences (PNAS), apresentou que os benefícios do café ocorrem a partir de doses moderadas da bebida.
Segundo a pesquisa, uma quantidade segura de café pode ajudar a diminuir o risco de demência e de declínio cognitivo, melhorando os quadros de pacientes com Parkinson e prevenindo o Alzheimer.
Em outras palavras, esse estudo compartilhou um dos benefícios do café mais fascinantes: a capacidade da cafeína de melhorar a plasticidade das sinapses, ou seja, as conexões entre os neurônios no cérebro.
Quantas xícaras de café fazem bem para a saúde?
O mais recomendado é ingerir até três xícaras de 100 ml por dia. Afinal, assim como tudo na vida, o excesso é sempre prejudicial.
Enquanto a ingestão leve e moderada pode ser considerada parte de um estilo de vida saudável, exagerar no café pode causar agitação, irritabilidade, nervosismo, arritmia e insônia.
Além disso, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de 2019, divulgado pela Clinical Nutrition, mostrou que o consumo acima de 720 ml pode causar pressão alta em pessoas que possuem predisposição para a hipertensão.
Depois de descobrir quais são os maiores benefícios do café, o que acha de conhecer os cafés especiais da Terra Cruz? Explore os nossos produtos!