Para alguns, pode até parecer exagero, mas a maneira como um café especial, de terroir e notas sensoriais marcantes, é preparado realmente pode potencializar ou esconder seus atributos sensoriais.
Já imaginou como seria frustrante comprar um café de alta qualidade e ele perder suas características mais sublimes? Infelizmente, é o que pode acontecer se as técnicas certas não forem utilizadas.
Por isso, os métodos de preparo de café especial são tão importantes. Cada um deles tem o poder de evidenciar diferentes nuances, equilibrando acidez, doçura e corpo.
Se você está interessado em conhecer as melhores técnicas, continue conosco até o final e aproveite a leitura!
Espresso

Quando você pensar em métodos de preparo de café, lembre-se de que o clássico não tem erro e sempre agrada a todos.
A água, aquecida a pouco mais de 90°C, atravessa o café com moagem fina sob alta pressão, extraindo em cerca de 25 a 30 segundos toda a sua intensidade.
A pressão utilizada gera uma bebida com características sensoriais únicas. O destaque vai para a textura do café, que fica com corpo pesado e uma finalização prolongada. Geralmente, cafés especiais preparados como espresso são bem equilibrados, revelam a doçura natural dos grãos e a complexidade dos aromas se fundem em um gole encorpado.
Prensa francesa

Esse é um dos métodos de preparo de café especial mais divertidos, fascinantes e, ao mesmo tempo, simples. Sua filtragem é feita através da separação entre sólido e líquido.
O pó de moagem grossa deve ficar em processo de infusão na água quente por cerca de 4 minutos, permitindo que os óleos essenciais do café sejam extraídos.
O resultado é uma bebida com um sabor mais marcante do que o café feito no coador, encorpada e com um aroma que parece dominar toda a cozinha.
Coador de pano
Existe uma certa tradição no ato de passar o café no coador de pano. Sem dúvidas, esse é o tipo de ritual que nos faz viajar sem sair do lugar, nos lembrando dos cafés da tarde na casa de nossas avós e do cheiro que se espalhava por todos os cômodos.
Esse método é mais recomendado para grãos que passaram pelo processo de moagem fina ou média e a infusão deve durar, em média, de 3 a 4 minutos.
Muitos baristas aconselham a umedecer o pó com uma pequena quantidade de água quente, sobretudo, antes de coar totalmente o café. Assim, as chances de se obter uma bebida encorpada, aveludada e cheia de sabor se tornam ainda maiores.
Cafeteira italiana

Também conhecida como Moka, a cafeteira italiana foi criada em 1933 por Alfonso Bialetti e, para quem adora uma boa engenharia, seu funcionamento é bastante curioso.
Sua base é preenchida com água quente ou fria até a válvula de segurança. Em seguida, o filtro metálico recebe o café moído médio, sem compactar. Quando aquecida no fogo baixo, a água sobe sob pressão através do café, extraindo sabores intensos antes de atingir a câmara superior.
Ela extrai um café encorpado e aromático, muito próximo do espresso, mas sem a textura e o nível de doçura alcançado com as máquinas profissionais. O mais incrível? A cafeteira italiana realça notas achocolatadas e caramelizadas de cafés especiais.
Aeropress

Portátil, leve e versátil, a Aeropress é um dos métodos de preparo de café especial que combina pressão e infusão, criando uma bebida rica, marcante e com muita expressão.
Com a possibilidade de ajustes na moagem, tempo de infusão e pressão aplicada, ela permite experimentações que revelam diferentes aspectos de um mesmo grão.
Quais são os métodos de preparo de café mais recomendados para cada situação?
Acreditamos profundamente que há métodos de preparo de café que combinam mais com determinadas situações do que com outras.
O primeiro café do dia pede um coador de papel ou de pano. Afinal, nada melhor do que acordar, fazer um café sem pressa, sentir o cheiro invadir toda a casa e se preparar para o trabalho. Parece que tudo se alinha perfeitamente!
Depois do almoço, bateu a vontade de beber um café quente e um pouco mais forte? A cafeteira italiana é uma ótima opção para os amantes de um café com mais presença, sem precisar de uma máquina de espresso.
Entre reuniões, prazos e a necessidade de manter o foco, a Aeropress é a mais indicada para saciar aquele desejo de tomar um café no meio da tarde e deixar a energia lá em cima até o final do expediente.
Vai receber a família ou os amigos em casa? A prensa francesa de maior capacidade é uma escolha e tanto para compartilhar, principalmente se os seus convidados gostam de um café com mais corpo e um sabor que marca o paladar.
Conselho bônus
Café e literatura sempre tiveram um caso de amor, é impressionante como basta um gole dessa bebida e uma página bem escrita para se transportar para outro tempo, outro lugar e outra vida. Por esse motivo, decidimos compartilhar uma dica de leitura com você.
Escrito por Michael Punke, O Regresso é um livro de tirar o fôlego que retrata sobrevivência, vingança e resiliência, ambientado nas paisagens do oeste americano do século XIX.
O protagonista percorre centenas de quilômetros ferido e completamente vulnerável em meio à natureza, movido por um único propósito: a vingança. Entretanto, sua jornada se transforma em um confronto entre a fúria e a fé, a selvageria e a redenção.
Agora que você já sabe quais são os principais métodos de preparo de café, o que acha de explorar os cafés da Terra Cruz? Conheça nossos cafés especiais!