Para a maioria dos brasileiros, existe um aroma que significa “bom dia”. O cheiro do café sendo coado preenche a cozinha, acalma a alma e anuncia o começo de um novo dia.
Quase uma cerimônia, esse hábito está presente na rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Cada uma a seu modo, mas compartilhando o mesmo desejo por um momento de conforto e energia.
Como acreditamos que um café especial merece um preparo que honre sua história, decidimos compartilhar os segredos de como fazer café coado com maestria. Continue conosco e aproveite a leitura!
Como fazer café coado corretamente?

Aprender como fazer café coado é como aprender uma dança. Ou seja, é preciso ritmo, atenção e, acima de tudo, intenção.
Logo abaixo, você pode conferir o pequeno passo a passo que separamos para te ajudar nessa missão.
Moagem
Sempre que puder, moa os grãos na hora. Para o café coado, o mais indicado é uma moagem média, sobretudo, com uma textura semelhante à do açúcar cristal. Isso garante uma extração equilibrada, revelando melhor o sabor da bebida.
Escalde o filtro e o recipiente
Antes de qualquer coisa, passe uma água quente por todo o filtro de papel ou pano, assim como na jarra ou na garrafa térmica.
Pode parecer um detalhe, mas esse passo é de extrema importância. Mais adiante, nos aprofundaremos no valor desse cuidado.
Adicione o pó de café
Coloque o pó no filtro já escaldado, dando uma leve sacudida para nivelar a superfície.
Pré-infusão
Esse é o momento mágico. Sobre todo o café, despeje um pouco de água quente, cerca do dobro da quantidade de pó. Espere de 30 a 45 segundos.
Você vai ver o café inchar e liberar bolhas. Esse processo libera os gases do grão e prepara o pó para uma extração uniforme, o que é indispensável quando o assunto é como fazer café coado com excelência.
Extração
Continue despejando a água lentamente, em movimentos circulares contínuos, do centro para as bordas, sem nunca tocar diretamente no filtro.
Vale a pena mencionar que o fluxo de água deve ser constante para garantir que todo o pó seja extraído por igual.
Qual é a proporção mais recomendada de pó e água?
Uma proporção equilibrada é a base para um bom café. A recomendação clássica é usar de 10 gramas de pó de café para cada 150 a 170 mililitros de água.
De forma prática, isso se traduz em aproximadamente uma colher de sopa bem cheia para uma xícara.
Entretanto, sinta-se à vontade para ajustar essa medida conforme sua preferência por um café mais ou menos intenso.
Precisa escaldar o coador antes de usar?

Com certeza! O que acontece é que essa etapa tem duas funções extremamente importantes para garantir a bebida perfeita:
Remover resíduos
Ao passar um pouco de água quente no filtro antes do preparo, você garante uma extração mais pura e complexa.
Nos filtros de papel, esse cuidado elimina o gosto residual do próprio papel. Já no coador de pano, a água quente ajuda a remover óleos e resíduos de cafés anteriores.
Manter a temperatura
Quando o filtro e o recipiente que receberá o café são aquecidos, você evita o choque térmico.
Essa medida mantém a temperatura da extração estável, resultando em uma bebida mais equilibrada e saborosa.
Qual é a temperatura ideal da água para coar o café?
A temperatura da água está relacionada à sua capacidade de extrair compostos do café que dão gosto, sabor e aroma ao café. Uma temperatura entre 90º C e 95º C é uma boa opção.
Caso você não tenha um termômetro, basta ferver a sua água e utilizar logo em seguida.
Por que o café fica amargo se for filtrado por muito tempo?
O processo de filtrar café é uma extração. No início, a água extrai compostos que trazem acidez, doçura e corpo ao café. Porém, conforme o tempo de extração vai passando, começam a ser extraídos compostos que conferem um amargor desagradável ao café.
Sendo assim, se o contato da água com o pó for muito longo, ela começa a extrair compostos mais pesados e amargos.
De maneira geral, um tempo de extração que seja de 3 a 4 minutos, será o suficiente para extrair os bons atributos do café e evitar que ele tenha um amargor desagradável.
Por isso, a técnica de despejar a água de forma contínua e com o tempo certo é um dos segredos de como fazer café coado sem amargor.
Qual tipo de filtro é melhor para coar o café?
Não existe um filtro melhor, mas sim resultados diferentes. A escolha depende da sua preferência pessoal.
Filtro de pano
É o método mais tradicional e afetivo para muitos. Por ter uma trama mais aberta, ele permite a passagem de mais óleos do café, dando origem a uma bebida mais encorpada e com textura mais pesada.
Filtro de papel
Prático e muito popular, ele retém a maior parte dos óleos, produzindo uma bebida mais limpa, suave e com a acidez mais destacada.
Experimentar ambos é uma ótima forma de entender como fazer café coado de maneiras diferentes e descobrir qual agrada mais o seu paladar.
Existe uma receita “perfeita” ou depende do gosto pessoal?

A técnica e as proporções que compartilhamos aqui são um caminho seguro, sendo quase uma espécie de mapa para uma xícara de café excepcional.
Essa é a nossa receita de como fazer café coado. No entanto, a beleza do café está na sua subjetividade.
No fim das contas, a receita perfeita é aquela que faz você fechar os olhos e sorrir logo no primeiro gole.
Encorajamos você a usar este guia como base e a explorar pequenas variações, seja colocando um pouco mais de pó ou testando um tempo de extração diferente.
Depois de entender como fazer café coado, o que acha de conhecer os cafés especiais da Terra Cruz e colocar em prática o que aprendeu? Explore os nossos sabores!