A diferença entre Café Gourmet e Café Especial pode parecer, à primeira vista, apenas uma questão de rótulo. Mas, quando olhamos de perto, essas duas categorias revelam aspectos profundos que nos conectam com a história e a cultura do café.
De antemão, podemos dizer que o Café Gourmet é de uma qualidade inferior ao Especial, apesar da qualidade de seus grãos ser melhor que cafés das qualidades Superior e Tradicional.
Inclusive, sabemos que é comum até mesmo que as pessoas pensem que ambos são a mesma coisa, como uma espécie de sinônimo.
No decorrer deste artigo, compartilharemos todas as características que os diferenciam para que você não tenha mais dúvidas. Continue conosco até o final e mergulhe nesse assunto!
O que é Café Especial?
A grandeza do Café Especial vem muito antes da xícara, ela diz sobre o longo caminho que ele percorre na terra onde nasce.
É preciso de solo fértil, uma boa altitude e condições climáticas adequadas para os grãos se desenvolverem e atingirem todo o seu potencial.
Dessa forma, não há título de Café Especial sem muito trabalho, uma vez que a qualidade do café está diretamente ligada a processos de manejo da lavoura, de pós-colheita e de torra que visem a alta qualidade.
Specialty Coffee Association (SCA)
Quem estabelece os padrões que precisam ser respeitados é uma entidade internacional que não deixa espaço para incertezas e seus critérios são claros.
A garantia da pureza dos grãos e a ausência de defeitos é guiada pelo Green Arabica Coffee Classification System (GACCS) da Specialty Coffee Association (SCA).
Vale dizer que os responsáveis por realizarem essa avaliação criteriosa são os Q-graders, especialistas altamente treinados. Dito isso, se o café alcançar 80 pontos ou mais na escala da SCA, ele é considerado oficialmente Especial.
O que é Café Gourmet?
De um lado, temos o Café Especial, avaliado pela Specialty Coffee Association. E, do outro, o Café Gourmet, avaliado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Para serem enquadrados na categoria de Café Gourmet, os cafés precisam ser feitos exclusivamente a partir da espécie Arábica, possuírem baixo amargor, doçura moderada e descritivos sensoriais agradáveis.
Também precisamos mencionar sobre como funciona a pontuação para o café receber o selo oficial de Café Gourmet. Resumidamente, de acordo com os critérios da ABIC, os grãos devem alcançar, no mínimo, uma nota de 7,3.
Critérios para a obtenção do selo
O Programa de Qualidade do Café (PGC) da ABIC considera diferentes fatores e características para dar o veredito e, então, classificar um café como Gourmet.
O aroma entra nessa conta, assim como o gosto, o corpo e a complexidade dos processos também pesam na balança. Caso a nota do grão seja inferior a 4,5, ele está longe de sequer entrar na lista de recomendados da Associação.
Café Gourmet versus Café Especial
Cafés da qualidade Gourmet possuem boa qualidade e proporcionarão uma experiência agradável ao seu consumidor. No entanto, quando comparados ao Especial, eles possuem mais amargor, uma leve adstringência e menos intensidade nos atributos sensoriais.
Já os cafés da qualidade Especial, possuem baixíssimo amargor, alta doçura e equilíbrio atributos avaliados e grande intensidade entre os descritivos sensoriais (notas de caramelização, frutas e florais).
O que acontece é que ele pode conter pequenos defeitos sensoriais e não precisa carregar o nível de complexidade sensorial de uma bebida Especial. Por consequência, o Café Gourmet é acima da maior parte dos cafés de supermercado (Superior e Tradicional) e agrada ao público que preza pela qualidade, mas não busca pela excelência.
Já a atenção aos detalhes do Café Especial, mostra que há um universo além e que ele começa justamente onde o Gourmet termina.
Assim, se o Café Gourmet oferece pureza e baixo amargor, o Especial entrega uma qualidade mais elevada, com ainda menos amargor, alta doçura, acidez e corpo agradáveis e notas sensoriais intensas que transformam cada café numa experiência única.
Como escolher entre o Especial e o Gourmet?

Antes de fazer a sua escolha, você deve ter em mente que não se trata apenas de uma questão de sabor, mas de experiência. Pense a respeito do que deseja encontrar em um café, você quer apenas a garantia de pureza ou uma experiência rica e intensa com sabores que você nem sabia que podia estar numa xícara de café?
Com cafés da qualidade Gourmet, você terá a garantia de um café sem impureza. Porém, será sempre apenas isso.
Cafés da qualidade Especial entregam sempre uma experiência única devido à complexidade dos atributos e notas sensoriais. Além disso, o Café Especial traz rastreabilidade, origem única e nuances que mudam conforme a torra, o método de preparo e até a região do grão. Do início ao fim, ele conta uma história.
Desse modo, o primeiro é para quem aprecia um bom café. O segundo, para aqueles que querem uma experiência sensorial rica e ir a fundo em todas as suas possibilidades.
No fim, a escolha não precisa ser definitiva e o importante é saber o que você espera de cada gole.
Se a sua escolha for pelos cafés da qualidade Especial, o que você acha de conhecer os cafés da Terra Cruz e conhecer seu próximo café favorito? Explore o nosso site agora mesmo!