Aprender como usar a prensa francesa é o pontapé inicial para ressignificar a rotina, criando um ritual de pausa e conexão profunda com o grão.
Este método de preparo nos convida a fazer parte do processo, nos recompensando com uma bebida encorpada, rica em aromas e sabor.
Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir como dominar a técnica e entender de vez como usar a prensa francesa para extrair cafés únicos. Continue conosco e aproveite a leitura!
O que é a prensa francesa? Vale a pena ter uma em casa?
A prensa francesa, também conhecida como cafetière ou french press, é um equipamento de design engenhoso e simples.
Consiste em um copo, geralmente de vidro ou aço inox, e uma tampa com um êmbolo, cuja ponta possui um filtro de malha de metal.
Seu funcionamento se baseia no método de infusão total. O pó do café fica em contato direto com a água quente por um determinado tempo e, ao final, o êmbolo é pressionado para separar o pó da bebida.
Muitos se perguntam se vale a pena ter uma em casa. Para nós, a resposta é sim, principalmente, se você aprecia um café com corpo presente, textura aveludada e sabores intensos.
Por dispensar a necessidade dos filtros de papel, este método permite que os óleos naturais e os micro-sólidos do café passem para a bebida.
Como surgiu esse método de preparo de café?

Apesar do nome, a história da prensa francesa é um pouco mais complexa e tem raízes na Itália.
Os primeiros protótipos da prensa surgiram na França, por volta de meados do século XIX. Mas foi apenas em 1929 que o designer italiano Attilio Calimani registrou a patente de um modelo bastante próximo ao que usamos hoje.
Mais tarde, outro italiano, Faliero Bondanini, aprimorou o design e deu início à sua produção em uma fábrica francesa, o que ajudou a popularizar o nome pelo qual ela é mundialmente conhecida.
Sua simplicidade e a qualidade da bebida que produzia garantiram sua longevidade, a tornando um clássico atemporal.
Qual a moagem mais adequada para a prensa francesa?
Este é, talvez, o segredo mais importante para o sucesso. A moagem para a prensa francesa deve ser grossa.
O que acontece é que uma moagem fina demais vai resultar em dois problemas. Primeiro, a extração será excessiva e rápida, deixando o café amargo e adstringente.
Segundo, as partículas finas passarão pela malha de metal, entupindo o filtro e deixando um excesso de borra na xícara.
Por sua vez, a moagem grossa oferece a superfície de contato perfeita para o tempo de infusão, permitindo uma extração equilibrada e facilitando a filtragem.
Podemos dizer que dominar a moagem é o primeiro passo para aprender como usar a prensa francesa com maestria.
Qual é a proporção recomendada para a prensa francesa?
Um ótimo ponto de partida é a proporção de 1:15, ou seja, 1 grama de café para cada 15 ml de água.
Digamos que essa medida costuma garantir um bom equilíbrio entre intensidade, doçura e acidez, dando origem a uma bebida encorpada e saborosa, sem amargor excessivo.
Em uma prensa francesa de 600 ml, você utilizaria cerca de 40 g de café moído, o suficiente para extrair os óleos, aromas e sabores que esse método valoriza tão bem.
Se você prefere um café mais forte e intenso, experimente reduzir um pouco a quantidade de água, como 1:14 ou até 1:13. Já se a sua busca for por algo mais suave e delicado, utilize uma proporção mais diluída, como 1:16 ou 1:17.
Como usar a prensa francesa?

Preparar um café na prensa francesa é um processo que exige atenção aos detalhes. Seguindo os passos abaixo, você conseguirá obter um resultado excepcional.
Escalde a prensa
Comece jogando um pouco de água quente dentro do copo de vidro. Mexa para aquecer toda a parede e depois descarte a água. Isso evita que a prensa fria “roube” o calor da sua extração, mantendo a temperatura estável.
Adicione o café moído
Coloque o café com moagem grossa no fundo da prensa. Dê uma leve sacudida para nivelar o pó.
Aqueça a água
A temperatura da água está relacionada à sua capacidade de extrair compostos do café que dão gosto, sabor e aroma ao café. Uma temperatura entre 90º C e 95º C é uma boa opção.
Caso você não tenha um termômetro, basta ferver a sua água e utilizar logo em seguida.
Faça a infusão
Por se tratar de um método de infusão, não é necessário fazer a pré-infusão. Basta colocar o café moído dentro da Prensa Francesa e acrescentar toda a água de uma vez.
Tempo de infusão: O tempo total recomendado é de 5 minutos.
Quebre a crosta e pressione
Passados 5 minutos de infusão, você verá uma crosta de café se formar na superfície. Com uma colher, quebre-a suavemente. Esse gesto ajuda o pó a decantar naturalmente. Depois disso, aguarde 1 minuto.
Depois, encaixe o êmbolo e pressione com calma até o fundo. A resistência deve ser leve e contínua.
Se sentir dificuldade ao pressionar, é sinal de que a moagem pode estar fina demais. Ainda, a gentileza neste passo é fundamental em como usar a prensa francesa para evitar que a borra se agite e acabe indo parar na xícara.
Sirva imediatamente
Assim que terminar de prensar, sirva todo o café. Não o deixe na prensa, pois a agitação causada pelo movimento da água pode fazer com que o pó fino depositado no fundo suba novamente e acabe indo para sua xícara.
Como melhorar o preparo?
Lembre-se que a prensa francesa não esconde defeitos. Portanto, você deve optar por um café especial com torra fresca, como os da Terra Cruz, para que as melhores notas sensoriais sejam destacadas.
O café começa a perder seus aromas logo após a moagem. Sendo assim, deixar para moer os grãos antes do preparo faz uma diferença gigantesca.
É importante ter em mente que a água compõe mais de 98% da sua bebida. Dito isso, é sempre bom utilizar água filtrada e de boa qualidade.
Depois do uso, desmonte o filtro do êmbolo e lave todas as peças cuidadosamente para remover qualquer resíduo de pó ou óleo.
Agora que você já sabe como usar a prensa francesa, o que acha de colocar os seus conhecimentos em prática com os cafés especiais da Terra Cruz? Conheça os nossos sabores!