Se você é amante de cafés especiais e gostaria de descobrir como fazer mocha, saiba que está no lugar certo.
Estamos falando de uma das receitas mais queridas e pedidas nas cafeterias, que também combina muito com o outono e as temperaturas amenas.
Ao longo deste artigo, abordaremos como fazer mocha de uma maneira simples e prática, a origem do seu nome e mais. Continue conosco e aproveite a leitura!
O que é mocha?
Resumidamente, o mocha ou mocaccino é uma bebida cremosa de café à base de espresso, chocolate ao leite ou meio amargo, leite vaporizado e, em alguns casos, chantilly. Em algumas receitas, o chocolate é substituído por caramelo.
Juntos, esses ingredientes ajudam a criar uma bebida visualmente atrativa que entrega intensidade, sabor marcante, cremosidade e um toque doce. Tudo na medida certa.
Existem aqueles que dizem que o mocha se parece com o latte, outros o comparam ao cappuccino e alguns acreditam que ele apenas evidencia o melhor do simples café com leite. De todo modo, vale a pena experimentá-lo e tirar suas próprias conclusões.
Qual é a origem da palavra mocha?
A palavra ‘‘mocha’’ sempre aparece no universo do café, mas grande parte das pessoas desconhece a sua origem e, consequentemente, uma parte significativa da sua história.
Na realidade, esse é o nome de um lugar: a cidade de al-Makha, também chamada de Mocha, no Iêmen.
Localizada ao longo do Mar Vermelho, Mocha é uma cidade costeira e um porto comercial de extrema importância para o setor cafeeiro, tendo sido o maior mercado de café do mundo entre os séculos XV e XVIII.
Nessa mesma época longínqua, o café arábica herdou o nome do porto e passou a ser comercializado como ‘‘Café Mocha’’, ainda que nem todos os cafés iemenitas pertencessem à variedade Mocha.
Nos dias atuais, a variedade Mocha é considerada uma das mais antigas da planta Coffea arabica, carregando notas achocolatadas bem evidentes.
Como fazer mocha?

Fazer seu próprio mocha cremoso em casa pode ser um processo simples, prático e feito com utensílios que você já tem.
Antes de aprender como fazer mocha, tenha uma folha de papel em mãos e uma caneta para anotar a receita ou, caso prefira, utilize o bloco de notas do smartphone para salvá-la. Vamos lá!
Ingredientes
- 20 g de café especial Porto
- 100 ml de leite
- 100 ml de água quente
- 1/2 barra de chocolate de sua escolha
Passo a passo
Quando se trata de como fazer mocha, primeiro, você deve acrescentar meia barra de chocolate no recipiente que servirá a bebida.
Em seguida, prepare o leite vaporizado no liquidificador. Basta colocar o leite quente em seu interior e bater na velocidade mais rápida até que o seu tamanho dobre e a bebida ganhe uma textura cremosa.
Depois, acrescente o leite vaporizado sob o chocolate, deixando um espaço considerável para receber o café.
Posteriormente, você deve filtrar o café na seguinte proporção: 20 g de café especial Porto para 100 ml de água. Com calma, pouco a pouco, adicione o café no recipiente que servirá a bebida.
Notas sobre como fazer mocha
Apesar de ser recomendado que o café seja preparado em uma máquina de espresso, existem algumas alternativas viáveis para se obter um resultado bastante semelhante a esse método de preparo.
Além de optar por utilizar uma proporção mais concentrada, como sugerimos, você também pode preparar a bebida em uma cafeteira Moka, AeroPress ou Prensa Francesa.
Por que utilizar um café especial na preparação do mocha?
O café especial Porto é o mais adequado para quem deseja viver uma experiência gustativa completa e inesquecível ao colocar em prática tudo o que aprendeu sobre como fazer mocha.
Ele cria um equilíbrio perfeito entre o chocolate ao leite utilizado no preparo da bebida e as notas de chocolate meio amargo que carrega.
O café especial Porto também encanta devido aos seguintes atributos: acidez cítrica com intensidade média, corpo aveludado, finalização longa e sabor ligeiramente mais intenso do que o nosso Clássico.
Quais as diferenças entre Mocha, Moca e Moka?
Embora esses nomes sejam bem parecidos e soem quase iguais, cada um tem um significado diferente no universo do café e possui histórias distintas.
Como você viu, o Mocha é uma bebida cremosa feita com café e leite. Já o Moca, sem “h”, é um tipo raro de grão de café. Durante o desenvolvimento, ele não se separa e forma um único grão arredondado.
Essa espécie de “falha genética” faz com que o grão concentre mais açúcar e óleos naturais, dando origem a uma bebida naturalmente mais doce e encorpada. Por aparecer em apenas 3% da produção, costuma ser mais caro e muito valorizado.
Por fim, temos a Moka, que é um método de preparo. Feita de metal, ela é aquela cafeteira italiana clássica que vai direto ao fogo, extraindo o café sob pressão e produzindo uma bebida intensa.
Agora que você já sabe como fazer mocha, o que acha de explorar os produtos da Terra Cruz? Conheça todos os nossos cafés especiais!