Por estar tão enraizado em nossa cultura, as curiosidades sobre café sempre tendem a nos fascinar.
E poderia ser diferente? Para o brasileiro, o dia só começa depois de uma boa xícara de café, sendo um daqueles hábitos que simplesmente fazem parte de nós.
Pensando nisso, decidimos explorar algumas histórias sobre sua difusão no mundo, dados sobre seu papel na economia, como foi sua chegada ao Brasil e muito mais. Continue conosco e fique por dentro das melhores curiosidades sobre café!
1. Lenda da descoberta do café
Uma das curiosidades sobre café mais lúdicas é a sua origem. A história começa nas montanhas da Etiópia, por volta do ano 575, com um pastor chamado Kaldi.
Enquanto ele andava pelas montanhas de Gimma e guiava seu rebanho de cabras, percebeu que elas ficavam mais agitadas do que o normal depois de comer uma planta de folhas verdes e frutos vermelhos.
Curioso, decidiu levar alguns ramos dos frutos vermelhos à sua aldeia. Lá, um sacerdote chamado Wise decidiu experimentá-los e, sem querer, fez a mágica acontecer.
Depois de cozinhar, o sacerdote achou o sabor amargo demais e jogou os frutos no fogo. Logo, o aroma do café torrado, que hoje é tão familiar para nós, invadiu o lugar e intrigou os aldeões.
Foi assim que o café foi descoberto. Ou, ao menos, assim conta a lenda.
2. Os primeiros passos do café
Pouco a pouco, o café passou a ser visto como uma bebida sagrada, capaz de despertar ainda mais os sentidos e aprofundar a espiritualidade.
Os monges, nas longas noites de orações e meditações, passaram a ferver os frutos da planta para os ajudar a ficar acordados.
Dizem que, no século XV, os mercadores árabes levaram a planta para o universo islâmico, onde as primeiras cafeterias começaram a ganhar força nas movimentadas ruas de Meca e Bagdá.
Uma das curiosidades sobre café que já indicava como ele conectaria as pessoas é que, dentro dessas cafeterias, o pessoal contava histórias, compartilhava pensamentos e debatia filosofia de maneira bastante intimista.
3. Os meandros do café na Europa
Como você deve imaginar, à medida que os séculos passaram, o café atravessou fronteiras, encontrou novos caminhos e conquistou o mundo.
Entre as curiosidades sobre café, está a sua chegada à Europa. Em meados do século XVII, seu efeito revigorante foi encarado com um ar de desconfiança nas terras europeias. Contudo, logo o café se tornou um símbolo de modernidade e sofisticação, sendo servido tanto nas cortes quanto nos salões.
Em 1645, as cafeterias ganharam espaço na cidade de Veneza, na Itália. E, mais tarde, encontraram seu lugar na Inglaterra, França, Holanda e Alemanha.
Podemos dizer que não levou muito tempo para o café se tornar um dos maiores combustíveis das grandes mentes da época, como poetas, filósofos, artistas e até mesmo cientistas.
4. A chegada do café no Brasil
Em 1727, vindo da Guiana Francesa, o oficial português chamado Francisco de Mello Palheta trouxe as primeiras mudas de café para o Brasil. Ele havia recebido de presente da Madame D’Orvilliers, esposa do governador de Caiena.
As mudas foram plantadas no Pará, onde cresceram e floresceram sem dificuldades. No entanto, após um século e meio, não seria no ambiente amazônico que a nova planta se tornaria a grande riqueza do país.
Uma das maiores curiosidades sobre café é que, conforme seu consumo aumentava na Europa, ele também progredia a passos largos no Brasil. Em 1781, a produção dos grãos foi expandida com a ajuda de João Alberto de Castello Branco.
Ele ficou encarregado de começar as plantações na região Sudeste do país, tendo disseminado o Coffea arabica e introduzido o café no Rio de Janeiro.
5. Dados sobre o café
Atualmente, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e fica atrás somente da água. Além disso, depois do petróleo, ele é a segunda mercadoria mais valiosa exportada pelos países em desenvolvimento.
De acordo com os dados da Organização Internacional do Café (OIC), entre outubro de 2021 e setembro de 2022, foram produzidas 170,83 milhões de sacas de 60 quilos e consumidas 164,9 milhões de sacas de café. Dá para acreditar?
O Brasil é considerado o maior produtor e exportador mundial do grão. Em 2022, foram exportadas para 145 países cerca de 2,2 milhões de toneladas, o equivalente a 39,4 milhões de sacas de café. Os destinos? Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica, Japão e mais.
Entre as curiosidades sobre café, também se destaca o fato de que, em 2022, sua exportação alcançou US$ 9,2 bilhões devido ao preço elevado no exterior.
Bônus: curiosidades sobre café ligadas à saúde
Diferentes estudos têm associado o consumo de café a uma considerável redução na incidência de Parkinson e seus sintomas, além de mostrarem que a bebida também pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
Pesquisas realizadas pela Universidade do Porto, de Portugal, identificaram que a cafeína contribui para o alívio das dores de cabeça. Inclusive, a substância pode ser encontrada na formulação de diversos medicamentos utilizados no combate às dores de cabeça.
Essa pesquisa também sugere indiretamente que o consumo moderado de café, a longo prazo, é capaz não só de reduzir os sintomas, mas também de prevenir manifestações clínicas de asma.
Ainda, a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, publicou na revista Nature Medicine, um estudo que mostrou que a cafeína pode ajudar a conter processos inflamatórios ligados à idade.
São muitas as curiosidades sobre café, essa bebida que reúne apaixonados por ela, assim como nós, ao redor do mundo inteiro. Agora que você chegou até aqui, o que acha de conhecer os cafés da Terra Cruz? Conheça os nossos produtos!