Pela manhã, o cheiro do café atravessa a casa, nos encontra ainda meio sonolentos e promete que o dia será bom ou, pelo menos, melhor do que o anterior.
Não importa se você gosta dele mais forte ou suave como as composições do Almir Sater, visto que todos os seus encantos podem se perder se não souber como armazenar café especial.
Para que cada xícara entregue aquele sabor inconfundível, é necessário adotar pequenos cuidados na hora de realizar o armazenamento.
Ao longo deste conteúdo, compartilharemos uma série de dicas importantes para você colocar em prática. Fique conosco até o final e aproveite a leitura ao máximo!
Como não armazenar café especial?

Às vezes, evitar os erros mais comuns é o pontapé inicial para você descobrir como armazenar café especial.
Mais adiante, terá a chance de ver que essa também pode ser a diferença entre uma bebida irresistível e um gole difícil de descer.
1. Esteja atento ao fechar o pacote
Para nós, é impossível viver sem oxigênio. Mas para o café, esse componente químico pode ser considerado um vilão, acelerando a perda de aromas e sabores.
Um pacote aberto e mal vedado permite que os óleos essenciais se dissipem e que a oxidação roube as suas características mais delicadas.
2. Evite potes transparentes
Quanto mais envelhecemos, mais valorizamos a oportunidade de tomar um pouco de sol pelas primeiras horas da manhã. Entretanto, a luz, especialmente a solar, é responsável por degradar os compostos aromáticos do café.
Apesar de colaborar com a decoração e deixar a cozinha mais charmosa, não é nada recomendado armazenar café especial em potes de vidro ou acrílico, já que pode reduzir tanto a intensidade quanto a complexidade do sabor.
3. Não deixe o café próximo a odores fortes
Sabia que o café absorve os aromas do ambiente? É isso mesmo! Quando pensamos nas notas que ele adquire na fazenda durante o seu cultivo, essa é uma característica fascinante e verdadeiramente fantástica.
No entanto, pode ser totalmente desastroso se ele for armazenado ao lado de cebolas, temperos ou produtos de limpeza.
4. Evite a umidade
Não são só os aromas que o café absorve, ele também se apropria da umidade com extrema facilidade. Devido a fatores como esse, é tão importante entender como armazenar café especial.
Dito isso, nada de deixar ele na geladeira ou no congelador, porque o seu sabor pode se tornar decepcionante e impossibilitar que você desfrute de uma experiência prazerosa.
Como armazenar café especial?

Após ouvirmos tantas histórias sobre grãos que perderam seus aspectos mais únicos por falta de cuidado, chegamos à conclusão de que um bom café começa muito antes do preparo.
1. Utilize a embalagem original
Muitos cafés especiais já vêm em embalagens desenvolvidas para preservar as propriedades do grão. Esse é o caso das nossas!
Normalmente, elas contam com válvulas unidirecionais que permitem a saída de gases sem deixar o oxigênio entrar, o que ajuda a manter o frescor.
Se você tiver comprado um de nossos cafés, é só mantê-lo na própria embalagem e se certificar de fechá-la bem.
2. Use recipientes herméticos como alternativa
A embalagem original do café que você comprou não foi projetada para conservação? Tá tudo bem! Transfira o café para um recipiente hermético, de preferência opaco e de vidro ou cerâmica.
Como plásticos e metais podem influenciar e modificar o sabor, eles não são boas alternativas para armazenar café especial. O mais importante é mantê-lo protegido da umidade e do contato com o ar.
3. Proteja da luz e do calor
Pelo fato de o café ser sensível às variações do ambiente, aconselhamos você a armazenar o pacote com os grãos ou o pó em um local seco, escuro e com uma temperatura mais estável, longe do fogão e das janelas.
Um armário fechado, que não pega correntes de ar quente, é a escolha mais certeira para preservar as suas nuances e manter a sua complexidade de sabores.
5. Moa apenas o necessário
A partir do momento em que os grãos de café são moídos, eles começam a perder suas propriedades rapidamente.
Portanto, se você quer sentir a paz de espírito que uma boa xícara de café proporciona, moa apenas a quantidade necessária para o preparo imediato. Isso faz com que a sua bebida tenha mais corpo, frescor e personalidade.
6. Compre em pequenas quantidades
O café é um produto vivo e seu sabor mora no frescor, não tem jeito. Por mais que você faça um armazenamento cuidadoso, a intensidade dos grãos vai diminuir com o tempo.
Para sempre sentir o prazer de beber aquele café perfeito, prefira comprar quantidades menores e mais frequentes. Dessa forma, cada xícara será um encontro com o café em seu auge, cheio de aromas e sabores.

Com todas essas dicas e recomendações sobre como armazenar café especial, com certeza, você vai conseguir prolongar a vida útil da sua bebida favorita. Agora, o que acha de conferir alguns produtos da Terra Cruz? Conheça os nossos cafés!