Quando o calor chega e as altas temperaturas decidem marcar presença, dois nomes aparecem em evidência: Cold Brew e Café Gelado. Eles podem até parecer sinônimos, mas não são.
Entre esses dois tipos de cafés, existem diferenças que vão muito além da temperatura. Basicamente, tudo muda, desde o método de preparo, o sabor, a textura e até a sensação na boca.
O que acha de desbravar as camadas de história, técnica e sensorialidade que diferenciam o Cold Brew e o Café Gelado? Continue conosco e aproveite a leitura!
Qual é o método de preparo do Cold Brew?
O Cold Brew é feito com café de moagem grossa e água fria ou em temperatura ambiente. Por meio de uma infusão lenta, os dois descansam juntos de 12 a 24 horas.
A extração fria faz com que os óleos e os compostos ácidos presentes no grão sejam liberados suavemente. O longo tempo de extração cria uma bebida um pouco mais amarga, mais doce e encorpada.
Esses aspectos agradam aqueles que buscam um sabor mais intenso e o toque achocolatado dos cafés especiais.
Qual é o método de preparo do Café Gelado?
Por sua vez, o Café Gelado tem um método de preparo mais rápido e prático. Ele é feito de maneira parecida com um café coado. A água da receita deve ser dividida em 60% de água quente que será acrescentada ao café moído e 40% de gelo que ficará na parte de baixo para resfriar o café quente.
Há choque térmico, intensidade e uma quebra que pode tanto realçar os sabores quanto acentuar a acidez ou o amargor, dependendo do grão.
Sendo assim, enquanto o Cold Brew nunca vê o calor, o Café Gelado é, na realidade, um café quente resfriado.
Como o Cold Brew surgiu?
O Cold Brew tem uma origem bastante curiosa, tendo surgido por volta de 1600 em um cenário de guerra.
Os soldados holandeses precisavam encontrar uma nova forma de consumir café, visto que não tinham acesso a fogo e queriam manter a energia durante os combates.
Em meio às limitações e necessidades, eles decidiram deixar o pó de café imerso em água fria ou em temperatura ambiente por horas. Isso originou uma bebida forte que podia ser levada com facilidade para as batalhas.
Com o tempo, os japoneses, que já dominavam as técnicas de infusão a frio com chás, conseguiram aperfeiçoar o método. E, mais tarde, em meados de 1830, os franceses desenvolveram uma versão muito semelhante à que usamos hoje.
Em água fria ou ambiente, por um período de 7 a 60 horas, eles deixavam o café com moagem grossa em infusão.
O Cold Brew tem mais cafeína que o Café Gelado?
O Cold Brew costuma ser conhecido por ter maior teor de cafeína, principalmente, devido ao longo tempo de infusão.
Um copo de 470 ml de Café Gelado contém, em média, 165 mg de cafeína. Já um copo de Cold Brew do mesmo tamanho, pode ultrapassar 200 mg de cafeína.
Entretanto, vale a pena lembrar que isso depende também da diluição feita com leite, água ou creme. Ou seja, não se trata de uma regra.
O Cold Brew tem um sabor diferente do Café Gelado?
A resposta é sim! O processo de preparo influencia o perfil de sabores de cada uma das bebidas.
De um lado, temos o Cold Brew. Com níveis de cafeína, possui um sabor levemente mais amargo, doce por natureza e notas achocolatadas.
Por causa da sua intensidade, ele é perfeito para quem gosta de explorar misturas criativas, seja com tônica, leite de aveia, especiarias ou com cervejas artesanais. É uma excelente opção para compor bebidas feitas com café.
Do outro lado, temos o Café Gelado. Ele possui um nível maior de acidez que o Cold Brew, tendo uma presença mais marcante. Devido às características físico e químicas do preparo, cafés gelados tendem a ter mais intensidade de notas sensoriais frutadas e florais.
Como preparar esse tipo de café em casa?
Se você ficou curioso e com vontade de provar um desses dois cafés, logo abaixo, pode conferir receitas práticas e fáceis de fazer.

Cold Brew
- Use 100 g de café especial de moagem grossa para 500 ml de água filtrada;
- Misture tudo em um recipiente;
- Deixe na geladeira por um período de 12 a 24 horas;
- Utilize um filtro de papel ou pano para coar;
- Misture uma parte do Cold Brew (100 ml) e acrescente outra de água gelada (100ml);
- Sirva com gelo;
- Leite ou açúcar a gosto.
O Cold Brew pode durar até 5 dias na geladeira.
Café Gelado
- 6,5 g de café moído para cada 100 ml de água
- 60% de água quente e 40% de gelo
- Para uma receita de 300 ml, use 180 g de água quente e 120 g de gelo e 19,5 g de café moído
- Faça uma pré-infusão de 45 segundos
- Fazer 3 despejos
- Coar o café em cima das 120 g de gelo
Para conferir o passo a passo, veja o vídeo abaixo:
Qual é o nível de popularidade do Cold Brew?
Pouco a pouco, o Cold Brew tem conquistado os amantes de café. Segundo um relatório realizado pela National Coffee Data Trends (NCDT), desde 2016, a popularidade do Cold Brew aumentou em 300%.
Além disso, de acordo com um estudo acadêmico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), há uma perspectiva positiva para o crescimento do Cold Brew no Brasil, sobretudo devido ao nosso clima quente.
Os especialistas que foram entrevistados na pesquisa acreditam que o produto será comercializado majoritariamente em cafeterias (80%) e em menor escala no formato engarrafado (20%).
Quer preparar um café refrescante e saboroso? Explore os sabores da Terra Cruz!