A história do café com cerveja e outras bebidas alcoólicas se forma a partir de retalhos de diferentes culturas, viagens pelo mundo e pura necessidade.
Para entender sua origem, precisamos voltar no tempo, cruzar os continentes e lembrar que uma boa bebida sempre foi uma das grandes paixões da humanidade.
Se você adora mergulhar em novos assuntos e é do tipo que ama curiosidades, fique conosco até o final e aprenda mais sobre café com cerveja!
Como surgiu o café com bebidas alcoólicas?
Vindo de terras árabes, o café só chegou à Europa no século XVII. No entanto, cerveja e destilados como rum, uísque e conhaque já faziam parte da rotina de marinheiros, lenhadores, pescadores e soldados muito antes disso.
Foi quase inevitável que, em algum momento, alguém misturasse café com cerveja e outras bebidas alcoólicas – primeiro por necessidade, depois por prazer.
Irish Coffee
De acordo com a história mais aceita, o Irish Coffee foi inventado na década de 40, no aeroporto de Foynes, na Irlanda.
Durante uma noite fria, um grupo de passageiros exaustos desembarcou de um voo transatlântico. O chef Joe Sheridan, comovido pelo frio e cansaço dos viajantes, decidiu adicionar uísque irlandês ao café quente.
Quando um dos passageiros perguntou se aquilo era café brasileiro, Sheridan respondeu com um sorriso no rosto: “não, isso é café irlandês.” Assim, nasceu uma lenda.
Café Brûlot
Ao que parece, tudo começou no século XIX, em New Orleans, quando os aristocratas franceses que viviam na cidade precisavam de algo que aquecesse corpo e alma depois de seus jantares chiques.
Inspirados pelos cafés flambados da Europa, criaram uma versão à altura da boemia: café forte, conhaque, açúcar, casca de laranja e especiarias como canela e cravo. Mas o toque final? O fogo.
Karsk
Clássico e intenso, o Karsk surgiu na Escandinávia entre os trabalhadores que queriam afastar o frio e tornar as noites longas mais suportáveis. Nos dias atuais, sua presença é comum, principalmente, na Noruega e na Suécia.
A receita é bastante simples, levando apenas café forte e um pouco de aquavit, o que faz todo sentido considerando como era a dinâmica da vida por lá.
Café com rum e licor
Enquanto os irlandeses abraçavam o uísque e os escandinavos o aquavit, o café se misturou ao rum e licores na América Latina. Em Cuba, o Carajillo se tornou um clássico, combinando café com rum ou brandy.
Café com cachaça
De vez em quando, no Brasil, vemos o café com cachaça — no bom mineirês, café com pinga — roubar a cena nas fazendas ou em coquetéis mais sofisticados.
Qual é a história do café com cerveja?
Por volta de 1990, pequenas cervejarias começaram a experimentar infusões de café em stouts e porters, dando origem ao que chamamos de Coffee Beer.
Apesar de o método não ser complexo, exigia precisão. Os grãos eram adicionados ao processo de maturação, atribuindo à bebida um aroma delicioso de café recém-passado, contudo, sem perder a essência da cerveja.
Talvez o maior encanto do café com cerveja esteja no ritual, isso porque se trata de universos totalmente diferentes. De um lado, um ato matinal. Do outro, um convite ao descanso. Quando esses dois opostos se encontram, o resultado é surpreendente.
Por exemplo, o amargor da IPA poderia ser inimigo da acidez do café. Mas, ao invés disso, eles se complementam de uma forma equilibrada e envolvente.
Não é para todos, é verdade. No entanto, é como aquela sensação de liberdade ao andar a cavalo sem destino. Sem dúvidas, a junção do familiar com o desconhecido proporciona experiências únicas e o café com cerveja dá forças a esse pensamento.
Quais são os principais mitos sobre café com cerveja?
Ainda hoje, algumas pessoas acreditam que misturar café com cerveja pode fazer mal. Entretanto, há cerca de 20 anos, um estudo constatou que a combinação entre cerveja e café não oferece nenhum risco à saúde.
Já ouviu alguém dizer que é possível misturar café com apenas um tipo de cerveja? Isso também é um mito. A verdade é que, embora a combinação mais comum seja feita com as cervejas Ale, pode ser surpreendente misturar café com as do tipo Lager.
O que a ascensão da mixologia trouxe para o café?
O café encontrou novas formas de chamar a atenção ao lado do álcool com a ascensão da mixologia.
O Espresso Martini, criado nos anos 1980 por Dick Bradsell, reconhecido como um dos bartenders londrinos mais criativos, é um excelente exemplo. A combinação de café espresso, vodca e licor de café ganhou o mundo.
Nos últimos anos, notamos que bares e cafeterias têm se reinventado constantemente e explorado misturas inusitadas, usando cold brew, café coado e até nitro coffee em drinks.
Graças a esse cenário de experimentações, o café com cerveja tem se difundido e conquistado um lugar especial no coração das pessoas, criando algo maior do que a soma de seus componentes e ingredientes.
Depois de desbravar esse tema conosco, o que acha de conhecer nossas opções de café? Explore os produtos da Terra Cruz!